Postura inadequada durante a atividade profissional, esforço repetitivo, peso excessivo de bolsas ou mochilas, sedentarismo, abusos na prática de esportes e má postura adotada no dia-a-dia podem provocar sérios danos à coluna e dores no corpo. A reeducação postural global (RPG), método desenvolvido pelo físico e fisioterapeuta francês Philippe Souchard na década de 1980, vem apresentando resultados positivos para o tratamento de dores, deformidades e fadiga física ligadas a causas musculares e articulares.
Quando existe dor ou tensão em alguma parte do corpo, todo o conjunto reage para compensar e a musculatura acaba se contraindo, curvando ou entortando. É aí que o método pode ajudar, pois a intenção é reeducar a postura e aliviar dores, que, assim como as deformações, são decorrentes de um encurtamento dos músculos, os quais estão todos interligados.
O método deve ser aplicado exclusivamente por fisioterapeutas que passaram por um curso de RPG ministrado por Philippe Souchard e sua equipe na França e em outros nove países, dentre eles o Brasil.
“RPG é uma modelagem humana.” Philippe Souchard
A Sessão de RPG
Nas sessões de RPG, o tratamento é individualizado e tem como objetivo alongar e corrigir a musculatura.
As posturas nas sessões são feitas juntamente com exercícios respiratórios, sob a orientação do fisioterapeuta. O trabalho é executado sobre os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo.
A técnica une três conceitos: individualidade (cada pessoa sente e reage de maneira diferente), causalidade (o fisioterapeuta não se limita a acabar com a dor, mas busca sua causa) e globalidade (trata a maior parte do corpo envolvida na doença).
Geralmente os pacientes são encaminhados para as sessões de RPG por indicação médica, mas há aqueles que buscam a técnica somente para reeducar a postura.
Cada uma das posturas está focada em determinadas cadeias musculares e o objetivo é alongar os músculos que estão muito rígidos e fortalecer os que se encontram flácidos.
Por isso, o paciente deve manter cada posição por cerca de 20 minutos.
Os Benefícios do RPG
Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a RPG reduz com mais rapidez e de forma definitiva a dor nas costas, geralmente causada pela má postura, se comparada à fisioterapia tradicional, que trata apenas o local lesionado.
A prática pode até evitar cirurgias de hérnia de disco. Entre as classes de doenças que podem ser tratadas com a RPG estão:
– Ortopédicas: pés planos e cavos, joelhos para fora ou para dentro, joanetes, escoliose (desvio da coluna), dores cervicais e dorsais – Neurológicas: hérnias de disco e labirintite – Reumatológicas: artrites, artrose, bursite e tendinite – Respiratórias: asma e bronquite – Somáticas: estresse, distúrbios circulatórios e digestivos – Oculares: estrabismo